terça-feira, dezembro 16, 2014

Secondo Piatto, Ceia Natalina Italiana

Os Italianos além de trazer desenvolvimento, cultura, tradições...trouxeram uma das mais apreciadas gastronomias da Terra Gaúcha, e passo pra vocês a receita do Secondo Piatto que faz parte da ceia natalina italiana.

Ingredientes:

- 300 g Linguado
- 200 g Batatas Cortadas em Rodelas
- 1/2 maço de Espinafre
- 20 g Farinha de Trigo
- 20 g Manteiga
- 300 g de Caldo de Peixe
- 65 g Queijo Parmesão
- Quanto Baste de Sal
- Pimenta do Reino




Prosciutto Affumicato Al Miele:
- 1,5 kg de presunto defumado cortados
- 2 sucos de laranjas
- Cascas de laranjas raladas
- 6 colheres de chá de mel
- noz-moscada
- 1 colher de chá gengibre ralado
- 10 cravos da índia
- 3 xícaras de chá de maisena

Modo de preparo

Etapa 1: Em uma frigideira, refogar, na manteiga, o espinafre, temperado com sal e reservar. Em uma panela, cozinhar com sal as batatas ao ponto "all dente". Temperar o linguado com sal e pimenta do reino, pasar na farinha de trigo e grelhar na manteiga.
Etapa 2: Em um refatário, montar uma camada de batata e uma camada de espinafre. Colocar o peixe e regar com o veloute.
Etapa 3: Prosciutto Affumicato Al Miele:
Deixe o presunto em molho na água fria durante uma noite. No outro dia, pegar o presunto, secá-la, colocar numa panela com água e cozinhar por 30 minutos, escorrer e deixar esfriar.
Etapa 4: Com uma faca afiada, faça cortes horizontais e verticais no presunto. Em uma tigela, junte o suco de laranja, mel, noz moscada, gengibre, misturar e espalhar um pouco sobre a superfície do presunto. Colocar no forno já quente a 190º graus por 30 minutos.
Etapa 5: Remova do forno, coloque nos cortes as casca de laranjas e os cravos da índia. Retorne ao forno por mais 40 minutos. Coloque o pernil em um prato decorado e mantenha aquecido.
Etapa 6: Molho Numa panela, adicionar água, a maisena e o resto do suco de laranja e mel. Levar para ferver durante um minuto e desligar. Despeje o molho em uma molheira e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário