terça-feira, setembro 30, 2014

Galeto

Tchê...aqui trago pra vocês O GALETO...hummmm...uma contribuição dos nossos imigrantes Italianos que chamavam de "passarinhada" na Itália, devido a caça de pássaros.  Aqui no Rio Grande eles substituíram pelo frango jovem que é abatido no primeiro mês de vida.
Os acompanhamentos são também bem tradicionais como a polenta (não pode faltar), o pão caseiro, as massas e como uma entrada a sopa de capeletti (em breve aqui no blog).
Mas bamô lá...
Na receita vocês vão ver como preparar um sal grosso aromatizado ou temperado como preferirem chamar, dica do Chef Jorge Nascimento.

Ingredientes

- 3 galetos
- Sal
- 4 dentes de alho
- 1/2 xícara de azeite de oliva
- Sal grosso temperado

Para o Sal Temperado

- 1 xícara de sal grosso
- 1 ramo de alecrim
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de pimenta

Preparo do sal

Coloque o sal com os temperos em uma panela e leve ao fogo, tampe e deixe até o sal empedrar, ficar em forma de uma pedra. Retire, deixe esfriar e desmanche a pedra de sal. Você pode usar em forma de sal grosso para temperar assados ou moer e usar como sal para qualquer tipo de prato.
Para cada tipo de carne há um tempero mais indicado ou faça com os temperos de sua preferencia.

Preparo dos Galetos


Limpe bem os galetos e corte ao meio, você vai precisar de uma grelha ou uma trempe de malha fina (imagem ao lado) tempere um galeto somente com sal a gosto; outro galeto você amasse o alho no azeite e coloque sal a gosto, passe no galeto; o terceiro galeto tempere com o sal grosso aromatizado leve-os as brasas e vá virando quando necessário. O ponto correto do galeto é o seu gosto, se prefere ele suculento ou prefere ele mais torradinho, fica a seu critério pois aprendi que as receitas ficam boas quando fizemos ao nosso ponto de preferencia, o que é bom pra um pode ser cru ou torrado para o outro.
Os temperos diferentes dos três galetos é para você na mesma refeição poder degustar e oferecer as pessoas que vão aproveitar a bóia sabores diferentes do mesmo prato.
E vá enche o bucho!!!!!!


PS: quando forem fazer esta receita vocês não podem esquecer dos "por menores"




Nenhum comentário:

Postar um comentário