sábado, setembro 13, 2014

Café de Cambona ou Café de Chaleira

Uma baita tradição nossa herdada dos homens campeiros e dos tropeiros é o café de cambona, até hoje muitas entidades tradicionalista servem aos seus convidados uma café feito desta maneira e fica de chupa o pó do fundo da cambona.
A origem deste café é como tantas outras curiosidades do mundo como o encontro das arquiteturas das pirâmides do Egito e do povo Asteca...o café é feito da mesma forma por nômades nos desertos da Ásia e África.
Na cidade de São Nicolau está tradição virou uma festa que reúne mais de 25 mil pessoas uma vez por ano para degustar do café de chaleira e bolo frito. Em 2015 está festa completa 12 anos.
Uma receita prática para se fazer café preto, sem precisar usar um coador.

Ingredientes:
  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa (cheias) de pó de café
Modo de preparo:

Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Deixe a água ferver, retire do fogo, coloque as duas colheres de café na chaleira, mexa bem até dissolver o máximo possível.

Após, leve ao fogo, novamente, e espere levantar nova fervura. Retire a chaleira do fogo e coloque um tição (pedaço de lenha com brasa acesa) dentro da chaleira, isto faz o pó do café assentar no fundo da chaleira, caso não tenha um tição para por na chaleira, coloque um pouco de água fria, também vai fazer o pó assentar no fundo da chaleira.

Agora, retire o tição e espere o pó assentar. No caso de teres colocado água fria, é só esperar assentar.

Agora está pronto para beber.

Dica: Depois de colocar o café na água, quando for deixar levantar a segunda fervura, você pode deixar um pouco da água transbordar pela chaleira. O motivo é simples, o café afunda e o pó que fica em cima da água é composto por impurezas como as cascas, entre outros. Deixando a água transbordar, você está se livrando de algumas impurezas que o café possa ter.

Dica: Quando retirar o tição da água, algumas das impurezas, que estariam boiando, vão ficar presas ao tição.

Dica: Se você preferir usar água fria no lugar do tição ou não quiser deixar a água transbordar, ou então ambos, pegue uma colher e retire o pó que estiver boiando sobre água, assim você estará se livrando de algumas impurezas que podem estar no café. O motivo, só para relembrar é que o café afunda e o pó que fica em cima da água é composto por impurezas como as cascas, entre outros.

Dica: Algumas pessoas não deixam a água ferver, pois dizem que isto queima o pó do café e afeta o gosto. Nunca testei esta técnica. Se alguém tentar, poste o resultado aqui.

Bom café.

3 comentários:

  1. Pra quem nunca experimentou digo o seguinte: Pense num café bom...

    ResponderExcluir
  2. Vou levar a escola
    Pois vou ser prenda
    Deve ser bom mais eu nunca quis esperementas esta belezura
    Pós o cheiro não é muito agradável

    ResponderExcluir