sexta-feira, junho 20, 2014

Doces de Pelotas

Bueno...
aqui segue alguns doces de Pelotas certificados pela Associação dos Produtores de Doces de Pelotas.
Em 2011 a Associação recebeu a chancela de Indicação de Procedência dos Doces de Pelotas (IP). Mas o que isso significa? A partir de junho de 2011 são comercializados doces certificados e rastreados, garantindo ao cliente a procedência e a qualidade dos já tradicionais doces de Pelotas. Os 14 doces finos são identificados com uma renda personalizada e dois selos; um deles traz o nome do produtor e o outro o lote a que pertence. Esse código de lote pode ser verificado no próprio estande da associação, que tem um computador disponível para a pesquisa através do seu site.

Doce Mesmo, Só se for da Terra do Doce


Proteger uma tradição é proteger uma parte imprescindível da própria história, um pedaço da própria identidade, das raízes e da autoestima.
E é isso que propõe a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, com o projeto de Identificação de Procedência: assegurar o lugar no mercado, protegendo a tradição, a cultura e a exclusividade do doce de Pelotas.

Nesse projeto, cada doce tradicional da região de Pelotas portará um selo de autenticidade.
O certificado é uma maneira de proteger uma história que remonta a um Brasil colonial, com elementos únicos, vindos diretamente do Velho Continente.
É, também, um modo de levar adiante, para outras terras e paladares, nossos sabores e valores; em síntese, tudo o que nos faz pelotenses.

Camafeu

Descrição: O camafeu é um doce cuja massa é feita de nozes chilena ou pecan. É glaceado e é decorado com uma ¼ de noz chilena. Tem formato arredondado, levemente afinado nas extremidades. É uma réplica de um adereço usado desde antigamente para roupas chamado “camafeu”.
Formato: o camafeu tem formato arredondado, podendo ser levemente afinado nas pontas.
Sabor e textura: é um doce de textura macia com sabor predominantemente de nozes.

Ninho

Descrição: é um doce em forma de ninho de pássaros, cuja estrutura externa é feita manualmente de fios de ovos enrolados, é recheado com ovos moles e decorado com confeitos de açúcar prateados. Tem formato aproximado de cilindro, com mais altura do que diâmetro. O recheio é colocado com uma “pitanga”, utensílio usado pelos doceiros em Pelotas. O ninho pode ser finalizado no forno para dar uma leve dourada na sua superfície.
Formato: os ninhos têm formato aproximado de cilindro.
Detalhe sobre a pitanga: somente serão aceitos ninhos com a pitanga ultrapassando o limite superior do cilindro de fios de ovos.
Sabor e textura: é um doce de textura macia, percebe-se sabor dos fios de ovos e ovos moles.

Olho de Sogra

Descrição: doce preparado com coco, gemas e açúcar, finalizado com ameixa preta nos dois lados, no formato amendoado de um olho. Possui brilho específico de doces cobertos com glicose.
Formato: formato amendoado.
Sabor e textura: é um doce de textura macia e sua massa é homogênea com sabor predominantemente de coco e ameixa.

Pastel de Santa Clara

Descrição: O pastel de santa clara é um doce feito de uma massa muito fina, parecendo papel, dobrada em forma de um envelope com duas pontas que se unem sobre o doce, é recheado com ovos moles.
Formato: formato retangular lembrando um envelope.
Sabor e textura: tem uma textura leve e crocante, partindo-se facilmente. O sabor também é bastante suave.

Quindim

Descrição: é um doce assado em forno, de massa homogênea contendo obrigatoriamente coco ralado, açúcar e gemas de ovos. Tem coloração amarelada em função de ser preparado com gemas de ovos e sabor acentuado de ovos e coco. Não possui recheio, nem decoração, e é servido após o resfriamento em forminhas de papel, chamadas pelotines e com fundo plástico chamado de fundo rendado.
Formato: seu formato é padrão, pois é assado em formas específicas, que tem sua base de maior diâmetro que seu topo.
Sabor e textura: tem textura bastante macia na parte da massa que não possui coco, similar à textura de um pudim. Possui sabor acentuado de coco e gemas.

Trouxas de Amêndoas

Descrição: é similar ao ninho, porém é deitado, feito de placas ou fios de gemas cozidas em calda e recheado com mistura de amêndoas e açúcar podendo conter ovos moles ou não.
Formato: formato de cilindro deitado.
Sabor e textura: é um doce de textura macia com sabor predominantemente de ovos e amêndoas.

Amanteigados

Descrição: doce bastante delicado preparado com amêndoas, gemas e açúcar.
Formato: Formato arredondado ou em pequenas esferas unidas e cobertas totalmente por fondant.
Sabor e textura: doce de textura macia e sabor predominante de amêndoas e gemas.
Conservação: a temperatura ambiente (que não seja superior a 25 0C) por no máximo 7 dias. O prazo de validade deste doce é considerado enquanto se mantiverem as características originais de sabor, apresentação, textura, cor e principalmente ausência de desenvolvimento de contaminação microbiológica.

Beijinho de coco

Descrição: doce de gemas, coco e açúcar, em formato esférico coberto com fondant e decorado com confeitos prateados.
Formato: seu formato é arredondado.
Sabor e textura: tem textura macia. O sabor é predominantemente de coco.



Bem Casado

Descrição: É composto de dois discos de pão-de-ló chamados popularmente como “esquecidos”, que são unidos por um recheio de ovos moles e cobertos com fondant em uma espessura fina e regular. Possui uma coloração externa branca, leitosa, opaca, típica de doces cobertos com fondant. Possui decoração discreta com confeitos prateados aderidos sobre o doce acabado. É servido em forminhas de papel, chamadas pelotines. Apresenta-se em porções individuais. É um doce tradicionalmente servido em cerimônias de casamentos.
Formato: Formato circular.
Sabor e textura: é um doce de textura macia, não podendo estar esfarelado e sim uniforme. Percebe-se sabor dos ovos moles, porém o sabor de gemas não é muito acentuado. Não pode haver predominância de sabor de baunilha. O sabor do fondant é suave e não pode ser predominante aos demais sabores.

Fatias de Braga

Descrição: uma massa composta principalmente de amêndoas, cortada em fatias (quadradas) e cobertos com açúcar cristal. Pode ser decorado com flor de glacê real cor de rosa e verde. Sabor bastante suave e textura macia.
Formato: Formato quadrado
Sabor e textura: é um doce de textura macia e levemente úmido com sabor predominantemente de amêndoas


Doces de Frutas Cristalizadas

Descrição: São doces produzidos artesanalmente a partir de frutas e outros hortifrutigranjeiros, com açúcar por meio da ação do calor (fervura, secagem). Encontram-se nesta classificação: abóbora cristalizada, banana cristalizada, goiaba cristalizada, pessegada cristalizada, laranja cristalizada, figo cristalizado, marmelada, origone (pêssego seco), passa de pêssego. Têm uma textura macia, tenra como a de frutas cristalizadas e com leve crocância na parte externa.
Padrão de qualidade: O padrão de qualidade segue o proposto pela legislação brasileira para a identidade e qualidade desta classe de produtos. Não são permitidos os melhoradores de produtos que não estejam permitidos pela legislação para este tipo de produto, tais como anti-mofo, conservantes, aditivos, corantes, emulsificantes.

Fonte: Site da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas.
No site você encontra mais doces e maiores detalhes dos doces acima.
www.docesdepelotas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário