segunda-feira, junho 27, 2011

Entrevero a galope...


Nosso blog fala muito da fronteira, especialmente de Santana do Livramento, Fronteira da Paz, mas a Serra Gaúcha se destaca pela farta gastronomia alemã, italiana, entre outros povos imigrantes. Nesta mistura com o povo tradicional destas terras, a culinária teve várias junções, podemos assim dizer, e tradicional da serra temos o entrevero, que sua receita tradicional é com pinhão. Mas aqui vou passar um Entrevero a galope, aquele prato pra quando chega visita sem avisa e é preciso servir uma bóia pra essa gente toda.
Nesse prato, podemos aproveitar aqueles pequenos pedaços de carne, frango, carne de porco... bamô lá...

Tchê, tu pode colocar em uma panela de fundo largo, frigideira grande, disco ou chapa o que você tiver na geladeira, cortado em pedaços médios como os que segue abaixo:

- Carne de gado
- Frango
- Carne de porco
- Salsicha
- Bacon em fatias
- Calabresa
- Coração de frango
- Mandioca cozida
- Pimentão em pedaços
- Cebola em pedaços
Aqueça bem a panela com óleo e vá colocando os ingredientes pela ordem de demora de ficar pronto, vá grelhando até ficar tudo bem seco, só então coloque a cebola e o pimentão deixando dourar, sirva com arroz e como dica, decore com uma fruta citrica da época como bergamota ou laranja. Caso você tenha pinhão em casa, cozinhe e acrescente na mistura...

e vá enche o bucho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário