quinta-feira, maio 19, 2011

Arroz de Carreteiro


- 500 gr de charque
- 2 xícaras de arroz
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- Óleo

Uma das mais simples e tradicional receita gaúcha é o Arroz de Carreteiro, simples pelos seus ingredientes e modo de preparar e tradicional por fazer parte do cardápio dos gaúchos desde o ínicio de nossa história.
Mas bamo lá indiada pro que interessa...

1 - Corte o charque em pequenos pedaços e leve a água corrente dentro de um escorredor (pra facilitar), lave bem, depois deixe de molho mais uns 10 minutos em um recipiente.
SUGESTÃO: sempre em água fria, muitas pessoas falam em água morna ou quente para agilizar o processo, mas as coisas com calma sempre saem mais gostosas e bem feitas. A água quente, além de tirar bem o sal ela tira o sabor do charque, tornando assim, uma carne seca somente. A fria tira o excesso de sal, mas permite o charque ficar com seu sabor tradicional.

2 - No óleo bem quente frite o charque até deixá-lo com uma cor escura, colocando água aos poucos e deixando secar. Faça isso umas três vezes. Depois quando o charque secar pela terceira vez, frite junto o alho e a cebola picados em pequenos pedaços.

3 - Acrescente o arroz e deixe ferver até secar.
SUGESTÃO: a quantidade de água no arroz (em todos os casos) deve ser o volume em dobro da quantidade de arroz. EX: 2 xícaras de arroz, equivale a 4 xícaras de água.

4 - Sirva com salsa e cebolinha picadas e saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário