quinta-feira, janeiro 22, 2009

Linguiça Crioula ou Caseira


A linguiça crioula ou caseira é feita de carne bovina, carne suina, toicinho, alho, pimenta, cominho e como ingrediente opcional pode-se colocar queijo.


Muito apreciada na região da Campanha e da Fronteria do Rio Grande do Sul, pode ser encontrada em todos os açougues como item obrigatório de um bom churrasco, ou "choripan" (pão com linguiça). Nas maiorias das casas de antigamente o porco era criado nos fundos de casa, em um chiqueiro, e recebia diariamente a lavagem para engordar, nas festas de final de ano havia a matança, juntava-se vizinhos, amigos e familiares para a sangria do porco - do sangue fazia-se a "morcia" (morcela), a banha era armazenada em latões para usar, como hoje usamos o azeite, durante o decorrer do ano, as costelas reservadas pro feijão, a paleta e os quarto eram desossados para fazer a linguiça, a cabeça era assada pra toma café da manhã ( que durava dias, sempre aquecida no forno do fogão a lenha) e as tripas eram lavadas e secadas para embutir os ingredientes da linguiça.

78 comentários:

  1. Rafael, é possível vc me mandar a receita da linguiça crioula??? Grato
    sergioguterres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cibele,. é possivel vc me mandar a receita da li
    nguiça crioula??? muito obrigado!!! cibele.s.nascimento@ibest.com.br + uma vez obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber a receita da linguiça criola?
    Muito obrigado.
    Eder Bortolotto.
    ebsaxl@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. gostaria de receber receita ..meu email douglas.pecas@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Rafael!!!

    Você pode me enviara receita da 'linguiça Crioula'?



    Cordialmente!!

    MAJM

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rafael!!!

    Você pode me enviara receita da 'linguiça Crioula'? jmartins.ma@gmail.com


    Cordialmente!!

    MAJM

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde gostaria que se pudesse me mandasse a receita desta linguiça muito obrigado.
    email:edsonrampim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria se possivel o envio da receita de lingüiça crioula..desde ja agradeço..Cristina Toscani...tinatoscani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Agradeceria se me enviasse a receita da linguiça campeira. Atenciosamente,
    Júnior
    jjuniorfioravanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Você pode me enviar a receita da 'linguiça Crioula'? Obrigado!!!!
    e-mail: diego_canto_dias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Buenas! Se não for incomodo poderia me mandar a receita da linguiça crioula?
    Obrigado!
    email: vrandrade_41@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Você pode me enviara receita da 'linguiça Crioula'?

    ResponderExcluir
  13. Alexandre Faria, Adorei o aspecto dessa linguiça, gostaria de receber a receita.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde fiquei curioso sobre esta linguiça, gostaria de receber sua receita se for possivel, desde já agradeço.
    meu e-mail é watsssom@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  15. Nadia Grzebielukas Girottoqua jul 14, 10:11:00 AM

    Maravilha, adoro comida campeira e sempre compramos esta linguiça para comer, mas como criamos e abatemos gado e porco, gostaríamos de se possível que nos envie a receita. Trabalho na EMATER/RS ASCAR e recentemente realizamos um curso de embutidos e defumados, adoramos as receitas.Nosso email: emviapra@emater.tche.br

    ResponderExcluir
  16. Pode me mandar a receita? valcenir.sabino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Por favor, vou carnear quarta feira e preciso da receita, podes mandar a receita, por favor. Desde já agradeço::: Abraço
    pippilf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola gostaria q mandasse receita para meu e-mail, estou em sao paulo e gostaria de fazer elianacastilhana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite!

    Também gostaria da receita, pois estou com vontade de fabricar em casa para o consumo nosso mesmo, pois ai se sabe o que tem dentro da linguiça de verdade, se puder me mandar, agradeço desde já.
    Um abraço!!!,
    paulordeavila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Rafael, me manda a receita da linguiça crioula!!!! um abraço tche!

    jeferson

    jfersonbuenof@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Rafael me manda receita da linguiça!!!abraço

    jeferson bueno

    jefersonbuenof@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. fabricio ferenciqui set 30, 05:48:00 PM

    olá
    teria como me mandar a receita da linguiça!!!
    abraço
    fabricio_ferenci@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Rafael..seu blog é show...
    Poderia me enviar a receita desta linguiça,o velho ta me pedindo esta receita a horas..sorte q encontrei ...Por favor me envia.....Um abraço!!!!
    Sandro / Porto Alegre
    santhunder2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. por favor mande para mim esta deliçia de reçeita ronaldocacerescastelan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Vc poderia me mandar a receita desta linguiça
    neriorodrigues@hotmail.com
    muito Obrigado um abraço gauderio.

    ResponderExcluir
  26. Olá Rafael, boa noite!!
    Achei seu blog pois estou em busca de uma receita de linguiça campeira.
    Gostaria de receber sua receita se for possivel, desde já agradeço!
    Email: gerusa17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE RAFAEL!!!GOSTARIA DE RECEBER A RECEITA DA LINGUIÇA CAMPEIRA, SE FOR POSSIVEL;.
    POIS GOSTARIAMOS DE FAZER NESTE FIM DE SEMANA...DESDE JA AGRADEÇO
    nivia2_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, se possivel me envia receita passoa à passo da linguiça campeira, desde já agradeço!

    email: wil_loyola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. boa tarde,
    tu teria como mandar a receita dessa linguiça, pra fazer um assado.
    obrigado.

    leotper@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. poderia me enviar a receita desta maravilha marcaleletricista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. gostria de receber esta e outras mais como salamiho carne salgada meu end
    velhojacks@itelefonica.com.br
    joaquim francisco de paula neto grato

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde gostaria de receber a receita da linguiça criola meu email
    velhojacks@itelefonica.com.br
    Joaquim se possivel mais salaminho e outras linguiças obrigado

    ResponderExcluir
  33. Prezado Rafael, gostaria de receber se possível a sua receita de Linguiça Campeira.
    Segue meu e-mail caso possa disponibilizar a receita da linguiça campeira.
    joelson_xxe@yahoo.com.br

    Grato

    Joelson Marcante

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde GOSTARIA de receber a receita da linguiça criola meu email arypereira-estofador@hotmeal.com

    ResponderExcluir
  35. A reportagem é ótima, porem faltou a receita.....

    ResponderExcluir
  36. Boa Tarde Rafael,
    sou paraná e atualmente moro em Cuiabá, Mt.
    seria possovel vc me enviar a receita da linguiça caseira ou criola? Agradeço Muito. meu email. denilson@balancascuiaba.com.br

    ResponderExcluir
  37. GOSTARIA DE RECEBER A RECEITA DESTA LINGUIÇA, POIS, SOU DESCENDENTE DE ITALIANO, ADORO COZINHAR...ELA PODE SER DEFUMADA?
    E-MAIL:jmanzano@itelefonica.com.br
    OBRIGADO, DESDE JÁ
    MANZANO

    ResponderExcluir
  38. Eu goataria de recebr a recita da linguíça criola
    Desde já agradeço.
    ESTAMOS ENJOADOS DE COMER A LINGUIÇA INDUSRIALIZADAS , QUERO LEMBRAR O GOSTO DA MINHA INFÂNCIA.
    FICA COM DEUS.
    jorgivina@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Ola meu amigo Rafael, olha esta receita de liguiça crioula é de agua na boca, ficaria muito grato se vc pudese mardar por i-mail...dikmonteiro@hotmail.com. Agradeço desde já. Abraços

    ResponderExcluir
  40. já estou com água na boca!!!
    gostaria muito de receber a receita desta linguiça através do meu E-mail.
    arteirosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. gostaria de receber a receita da linguiça criola obrigado um abraço E-MAIL aldcardoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. bom dia por favor me em-vier a receita desta linguiça obrigado email:matosfelix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. fgostaria de receber a receita desta linguiça criola obrigado abraço email:matosfelix@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Felipe,. é possivel vc me mandar a receita da li
    nguiça crioula??? muito obrigado!!! cib
    schumacherfelipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. gostaria muito de receber esta receita. grato email robertocarlos45@live.com

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de pedir a gentileza se puder me mandar a receita da linguiça crioula, desde já agradeço, vamos trocar receita Iolandaccm@hotmail.com-Votuporanga-sp, abraços

    ResponderExcluir
  47. já que todos pediram a receita da crioula,eu também quero.
    obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  48. desculpa,eu pedi a receita mas não deixei e-mail,se não for abuso manda a receita da crioula que deve ser saborosa.
    jmariomusica10@hotmail.com
    obrigado um abraço.

    ResponderExcluir
  49. PRIMEIRAMENTE PARABENIZO PELO BLG , QUERIA MUITO QUE MANDASSEM PARA MEU EMAIL A FABULOSA RECEITA DE LINGUIÇA CRIOULA AGRADECIDO JULIO. JULYOCM@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  50. Cláudio Pereiraqua set 21, 09:43:00 AM

    ola Meu nome é Cláudio Pereira,moro em terra de alemão, e linguiça aqui para eles é salame. gostaria da receita da linguiça campeira pra matar a saudade da minha terra sao borja abraço amigo! meu email é cop_bom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. por gentileza moro em bhte gostaria de receber a receita da linguiça crioula.meu email e fredbcosta@yahoo.com.br
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  52. Ola se for possivel, tambem gostaria de receber a receita dessa linguica, pois sou gaucho e atualmente moro em Santa Catarina e o pessoal daqui nao conhecem. Abracao email: mauricio.1201@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Ola Rafael, por gentileza, gostaria de receber
    a receita dessa linguiça, dessa e de outras de
    carne bovina e temperos. Obrigada !!
    Rosa maria
    rosamaria33ledesma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Por favor, gostaria de receber a receita da linguiça crioula, atualmente estou morando em Ponta Grossa-PR, e estes viventes não sabem fazer linguiça, é só de porco e com muito salitre, são medonhas!
    Meu e-mail perufo@hotmail.com
    Saludos
    Tales

    ResponderExcluir
  55. boa tarde ,gostaria de parabenizar a vce ,pela oportunidade de conversar um pouco,tem cada receitas ai no brasil a fora que e da epoca da vovo,muitos talves nao coloca no ponto certo aqueles mais afiquicionados ,por que e erança da minha avo,gostaria se vce podesse mandar essa receita para mim com grande umildade ficarei grato pela receita, meu e-meil e claudioaparecidodossantos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  56. Olhei seu blog agora e já virei se fã Rafael,eu gosto muito de iguarias campeiras e eu gostaria muito que se possível mandasse á receita da linguiça campeira.Para email:edinho334@ymail.com e um quebra costella para ti rafael. Edson purper

    ResponderExcluir
  57. Rafael, se possível, favor encaminhar esta receita de linguiça para o email rklarf@gmail.com. Grato, Rodrigo

    ResponderExcluir
  58. Seria possível enviar a receita desta Linguiça. lcfante@terra.com.br Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Gostaria se possivel o envio da receita de lingüiça crioula..desde ja agradeço.. r3bossle@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. gostaria de receber a receita da linguiça campeira se vc puder enviar ficarei grato ; fabricio_nava7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Seria possivel o envio dessa magnifica receita...
    Grato...
    araujosilva.roberto@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Olá gostaria de receber essa receita meu email é kingpottato@gmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  63. Ola, se puder me mandar a receita da linguiça campeira..

    re.frizon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá vc poderiame mandar a receita via email?
    Obrigada


    varronchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Olá, Gostaria de receber a receita de linguiça campeira via email: mari_sanmartin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Oi Parabéns pelo Blog, vc pode me enviar a receita dessa linguiça crioula? Obrigada!
    kalins2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Parabens pelo Blog, se possivel gostaria de receber a receita da linguiça caseira. Obrigado pela atenção!!
    pampeiro@v-expressa.com.br

    ResponderExcluir
  68. ola seria possivel enviar a receita da linguiça, pois morei 6 anos em Alegrete e nunca achei nesse Brasil uma linguiça igual a esta que tem no Rio Grande do Sul. Abraços
    André
    andrepaschoal2011@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  69. anônimo
    olá se possivel me manda a receita meu E-MAIL baikura1962@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Agradeceria se pudesse me mandar a receita da linguica crioula

    At
    Claudio
    Cdsnat@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Poderia encaminhar a receita para leonardo.jus@hotmail.com? Agradeço desde já. Um quebra-costelas!

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde Rafael, meu nome é Luciano, sou de Alegrete mas atualmente moro em Loanda estado do Paraná, tens como tu me mandar a receita? Aqui não encontramos uma linguiça crioula.
    Meu e-mail para contato é luciano_ad@ymail.com.
    Att.

    ResponderExcluir
  73. olá Rafael..
    quero agradecer você pela atenção e o envio da receita
    da linguiça.
    Parabéns pelo bonito e funcional site!
    você já tem meu email e me coloco a disposição.
    Cristiano Marins.

    ResponderExcluir
  74. Olá!
    Gostaria se possivel receber a receita desta linguiça campeira; email: mariogaubermello@gmail.com

    Att

    Mário carlos Mello

    ResponderExcluir
  75. Poderia me enviar a receita andre_carnicelli@uol.com.br

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de receber a receita pelo menos, pra 1kg carne bovina, qto de porco e toucinho. meu email - triufo@ibest.com.br. Abraço e Obrigado

    ResponderExcluir
  77. Olá Rafael, boa noite!!!
    Gostaria de receber a receita da linguiça Crioula.
    meu e-mail...: wrpostal@bol.com.br
    Abraços e obrigado!
    Waldemar

    ResponderExcluir